VACINA CONTRA DENGUE | As autoridades de saúde estão em alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil e preocupadas também com o desinteresse perigoso dos cidadãos pelas vacinas contra a doença.
O governo comprou mais de 6 milhões de doses, distribuídas para 1,9 mil municípios, mas, de fevereiro de 2024 até esta sexta-feira (24), menos de 4 milhões de doses foram aplicadas, e apenas 1,1 milhão de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos completaram o esquema vacinal - que exige duas doses, com intervalo de três meses.
➡️ A meta do governo é vacinar 90% do público-alvo. Para tentar atingir essa meta, o Ministério da Saúde vai pedir que nos municípios onde a vacina está sendo aplicada, as escolas verifiquem a caderneta de vacinação e estimulem os alunos a se protegerem. Com a compra de mais 9,5 milhões de doses em 2025, o ministério quer ampliar a vacinação.
"A sensação de que a dengue acalmou ou que a epidemia do ano passado já passou tem feito com que muitas famílias, muitos adolescentes, não tenham terminado seu esquema que foi começado. Lembrando que, para adquirir a proteção contra a doença, a vacina só atinge esse objetivo quando são aplicadas as duas doses. Uma única dose não garante proteção, quanto mais a longo prazo”, explica Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria.
⚠️ Desde o início de 2025, já foram registrados 104 mil casos de dengue, com 21 mortes.
@noticiasrmbh #jornalismo #notícias #jornalnacional #dengue #imunização #vacina #vacinação #qdenga