Com apoio da Prefeitura, Festival Sabor de Bar volta ao calendário de Sete Lagoas após quase 10 anos
Edição 2025 marca o retorno de um dos eventos mais queridos da cidade, com nova energia e foco no fortalecimento da cultura e da gastronomia local
Sete Lagoas terá um reencontro saboroso com suas tradições em 2025. Após quase uma década de pausa, o Festival Gastronômico Sabor de Bar está oficialmente de volta. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 15 de abril, após reunião entre o prefeito Douglas Melo, o jornalista Chico Maia — idealizador do projeto — e representantes da cultura e da imprensa local.
A nova edição será lançada oficialmente no dia 24 de abril, e o evento acontecerá entre o final de junho e todo o mês de julho. Com 12 edições realizadas até 2016, o Sabor de Bar retorna graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas e o Jornal Sete Dias, prometendo movimentar o cenário gastronômico da cidade e resgatar a alegria dos encontros entre amigos nos bares.
“Nossa cultura local e os bares vão poder movimentar ainda mais a economia. Fizemos esse compromisso na campanha, e agora a Prefeitura está aqui para apoiar em tudo. O Sabor de Bar está de volta”, declarou o prefeito Douglas Melo, reforçando o papel dos bares como patrimônio cultural da cidade.
Idealizado por Chico Maia, o festival sempre teve como essência a valorização da culinária local, transformando Sete Lagoas em um verdadeiro circuito de sabores. Bares e restaurantes concorrem em categorias como melhor prato, melhor atendimento, melhor ambiente e cerveja mais gelada — uma marca registrada do evento.
“Este era um dos eventos mais esperados por toda a região. O incentivo da atual gestão foi fundamental para que a gente animasse a voltar”, comentou Chico Maia, celebrando a retomada.
A importância cultural e econômica do evento é reconhecida por lei. O Festival Sabor de Bar faz parte do Calendário Oficial Turístico e Cultural de Sete Lagoas desde 2015, por meio da Lei Municipal nº 8.482, de autoria do então vereador e atual vice-prefeito Dr. Euro Andrade.
Mais do que uma competição, o festival é um convite à confraternização e à valorização do que Sete Lagoas tem de melhor: seu povo, sua cozinha e sua hospitalidade. Segundo a própria justificativa da lei, o objetivo é “valorizar a culinária, fortalecer o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, e movimentar o comércio de bares no município”.
A cidade já se prepara para saborear o melhor da cozinha local em clima de festa, reencontros e muita cerveja gelada. Mais detalhes sobre a programação e bares participantes devem ser divulgados nos próximos dias.
Legenda da foto:
Reunião desta terça-feira marcou a definição do retorno do Festival Sabor de Bar. Da esquerda para a direita: Renatinho Pé da Vaca, Dr. Euro Andrade, Chico Maia, prefeito Douglas Melo, George Machado e Aluísio Barbosa.