Por que 80% das pessoas em situação de rua são homens?
Estar em situação de rua não é fruto de uma escolha individual. Ninguém sonha ou planeja viver nas ruas. Essa realidade é resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos e estruturais que empurram milhares de pessoas para uma vida marcada pela vulnerabilidade, pela fome, pela violência e pela ausência de políticas públicas eficazes.
Dados mostram que cerca de 80% das pessoas em situação de rua são homens, um número que chama a atenção e revela como a falta de acesso à moradia, ao emprego, à saúde mental e às redes de apoio afetam, de forma ainda mais dura, a população masculina.
Esse fenômeno também se repete em Sete Lagoas, onde é possível perceber o aumento visível de pessoas em situação de rua nos últimos anos. As praças, as portas de estabelecimentos e os pontos centrais da cidade passaram a ser moradia provisória para dezenas de pessoas que perderam tudo e agora lutam diariamente para sobreviver.
Entre os fatores que explicam essa realidade estão:
Desemprego e precarização do trabalho
Rompimento dos vínculos familiares
Uso problemático de álcool e outras drogas, muitas vezes como consequência da exclusão e não como causa principal
Problemas de saúde mental sem assistência adequada
Falta de políticas públicas efetivas de moradia, acolhimento e reinserção social
No caso específico dos homens, pesa também o fator cultural que, historicamente, desestimula os homens a buscar redes de apoio, ajuda emocional ou assistência, além de os tornar mais suscetíveis à solidão social quando perdem seus empregos ou suas famílias.
É urgente que Sete Lagoas e o país enfrentem essa realidade com políticas públicas robustas, acolhedoras e humanizadas. Combater a fome, garantir moradia digna e promover oportunidades de trabalho não é um favor — é um dever do Estado e um direito de todo cidadão.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS RMBH
Reafirma seu compromisso com a verdade e transparência.
- Siga, compartilhe e fortaleça!
- Contato para imprensa:
- Agência de Notícias RMBH
- Email: contatonoticiasrmbh@gmail.com
- Telefone: (31) 99139-4438
- Agência de Notícias RMBH — Aqui a notícia tem lado: o lado do povo.