️ Audiência Pública discute valorização das equipes psicossociais nas escolas de Sete Lagoas
A Câmara Municipal de Sete Lagoas realizou nesta quarta-feira uma audiência pública solicitada pelo vereador Rodrigo Braga para debater a valorização e ampliação da equipe psicossocial escolar na rede pública de ensino do município.
A iniciativa surgiu após dois ofícios enviados à Comissão de Educação: um da Comissão de Aprovados no Concurso da Educação (assistentes sociais e psicólogos) e outro do Coletivo Feminista Várias Marias, apontando a necessidade urgente de discutir o desmonte das equipes psicossociais, bem como tentativas de criação de estruturas paralelas que fragilizariam a política pública educacional.
Durante a audiência, o vereador Rodrigo Braga destacou que “o compromisso do Legislativo é garantir transparência, participação social e a defesa do serviço público de qualidade, valorizando profissionais e respeitando os concursos públicos como forma legítima de ingresso”.

"É secretário, a gente tem a consciência da nossa atribuição normativa jurídica e a gente não está aqui para poder determinar, obrigar como que vocês vão fazer no âmbito escolar. A gente está aqui como sugestão, como orientação e fiscalização dos profissionais que a gente abarca no nosso conselho. Mas é importante nos ouvir, porque além da gente estar ali no chão, junto com a catetoria (Assistente Social), a gente vem estudando, porque vocês estão tomando, apesar de se hoje eu me falo do P.I., que é uma experiência de 20 anos, junto com o Conselho Regional de Psicologia, a gente está lutando pela implementação dessa lei. Então, a gente não pode ter um retrocesso, porque a gente está em 2025, a lei foi implementada em 2019, teve o período de adequação e adaptação da lei de um ano, e eu estou em 2025 e ainda estou discutindo a importância do serviço social na escola. A gente não tem que discutir isso não. A gente tem que experimentar, é que a gente tem que estar aqui dialogando, uma construção de como fazer para esses profissionais estarem lá, em relação ao plano de trabalho, em relação ao projeto político-pedagógico, porque nós somos importantes e sim, destacou a Advogada e Assistente Social, Cecília Duguet CRESS
A audiência também reafirmou que a educação vai além da sala de aula, envolvendo acolhimento, cuidado e escuta, destacando a importância das equipes psicossociais para o apoio a estudantes, famílias e profissionais da educação.
O que está em pauta:
✅ Valorização de assistentes sociais e psicólogos na rede municipal.
✅ Combate ao desmonte das equipes psicossociais.
✅ Respeito ao concurso público e à política de educação pública com qualidade.
✅ Escuta da sociedade para construção de soluções.
A audiência foi aberta à participação popular e reafirmou que grupos, coletivos e entidades civis organizadas têm o direito de solicitar audiências públicas para debater temas de interesse coletivo.
"Seguiremos cobrando a defesa da educação pública e das políticas sociais em nosso município", reforçou Vereador Rodrigo Braga. defensor das políticas educacionais.