Em um marco significativo para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi celebrado nesta terça-feira, 25, Termo de Acordo Preliminar que prevê a criação de áreas verdes urbanas no Vetor Sul (limite entre BH e Nova Lima), não adensamento da região, proteção do patrimônio histórico e compatibilização com soluções de mobilidade, conciliando desenvolvimento sustentável com a proteção do meio ambiente. O projeto preliminar prevê a criação de um parque ecológico com mais de 70 hectares de área verde, além de praças públicas, trilhas, um parque linear na linha férrea, com uma melhor interligação entre os bairros.
O acordo ainda destaca a necessidade de ações coordenadas para enfrentar os desafios de infraestrutura e mobilidade na confluência dos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, especialmente nas áreas de expansão urbana do Vetor Sul.
O acordo foi assinado por representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), União, Estado de Minas Gerais, Municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Instituto Estadual de Florestas, busca proteger áreas atualmente pertencentes à União.
A iniciativa está alinhada com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como Água Potável e Saneamento (ODS 6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13), Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17), promovendo a cooperação interinstitucional e um desenvolvimento urbano ordenado e sustentável.
https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/noticias/celebrado-termo-de-acordo-preliminar-para-a-protecao-ambiental-de-areas-pertencentes-a-uniao-situadas-entre-os-municipios-de-belo-horizonte-e-nova-lima.shtml